Quarta-Feira, 23 de agosto de 2017.

Círio de Nazaré 2017: inscrições do concurso para universitários até dia 30 de agosto

Diocese de Macapá acolhe a nova Coordenação da Pastoral da Juventude

Inscrições para voluntários do Círio de Nazaré 2017 iniciam nesta terça-feira, 1º

27/11/2012

Voluntários (as) vivem a virtude do amor ao próximo na Casa da Hospitalidade

“Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento e Ama ao teu próximo como a ti mesmo” [Mat. 22: 37 e 39]. “Com este texto bíblico quero agradecer a todos e a todas que colaboraram com a Campanha da Solidariedade a favor da Casa da Hospitalidade, em Santana. Quero também frisar que a campanha é permanente, visando atender o maior número de instituições possíveis e estimular o trabalho voluntariado em nosso convívio”, partilha Waldir Marques Gibson, da Divisão de Transmissão, e voluntário do Programa de Voluntariado da Eletrobras Eletronorte (PEV).

Gibson convida também os colaboradores que desejarem contribuir com o grupo de voluntários ou fazer doações, para procurar a Sala de Manutenção ou diretamente o setor de Serviço Social, com a Marcia Cristina Batista.  “Saúde, fé e solidariedade. O resto é dado em acréscimo”, reafirma Waldir Gibson, um dos participantes do Programa Empresarial de Voluntariado (PEV) da Eletrobras Eletronorte e colaborador da Ação Solidária do dia 22 de setembro, na Casa da Hospitalidade, em Santana.

“Uma data inesquecível, marcada por uma experiência profunda de amor ao próximo e solidariedade”. Assim definiram as pessoas voluntárias do grupo que efetuou a entrega dos materiais arrecadados para o Abrigo de Idosos da casa da Hospitalidade II, em Santana, e que visitou idosos, pessoas portadoras de deficiências e as crianças da Casa da Hospitalidade, instituição com quase trinta anos dedicados à comunidade do município de Santana e do estado do Amapá, idealizada pelo padre italiano Luiz Brusadelli. A lição de vida foi maior ainda para as pessoas que visitaram pela primeira vez as duas casas, uma em frente da outra.

Estes pequenos gestos de fraternidade são os primeiros frutos da Campanha Solidária organizada pelo Núcleo Gestor de Voluntariado da Regional Amapá, de caráter permanente e que visa colaborar com a Casa da Hospitalidade, seja na doação de seu tempo livre, de seu carinho e também na doação de itens de limpeza para a Casa dos Idosos, conforme a demanda da instituição, detectada em visita anterior à ação Solidária do dia 22 de setembro, feita por voluntários (as) do PEV Amapá.

Vários (as) voluntários (as) doaram produtos para a campanha, mas não participaram da visita em razão de outros compromissos já assumidos, a exemplo de José Moreira do Nascimento, da equipe de Eletromecânica da Divisão de Transmissão, que além da contribuição pessoal incentivou outros colegas a colaborar com a campanha.

“Não foi possível participar da Ação Solidária porque minha esposa e filha foram vítimas de imprudência no trânsito. Fiquei completamente voltado para assistência de minha família, e no sábado 22/09 tive que palestrar no encontro patrocinado pela Igreja na qual participo. Foi uma pena não poder participar estando presente no dia da ação”, declara Isael de Carvalho Barroso, da Divisão de Transmissão.

Nesta primeira etapa da Ação Solidária foram arrecadados e entregues produtos de limpeza, de higiene pessoal e bucal, roupas e alimentos não perecíveis. “Tão importante quanto oferecer ajuda material é doar de si mesmo ao próximo, especialmente aos menos favorecidos, acometidos pela doença, pela idade e carências de diversos tipos, principalmente a afetiva. O trabalho no bem nos torna mais humanos e aumenta o nosso sentimento de gratidão por tudo o que temos, sendo que no final o (a) maior beneficiado (a) somos nós mesmos”, socializa Marcia Cristina Batista Fonseca, coordenadora do Núcleo Amapá do PEV.

“Agradecemos imensamente a todos (as) que colaboraram e desde já convidamos a continuarem participando com doação e presença na próxima Ação que será realizada no mês de outubro, tendo em vista que a campanha é permanente, com realização mensal”, lembra a coordenadora.

(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)