Segunda-Feira, 26 de junho de 2017.

32ª Semana do Migrante busca conquistar direitos para refugiados e migrantes no Brasil

de 18 a 25/06/2017

Estudos sobre Maria serão ministrados pelo biblsta Pe. e Dr. Mauro Orsatti

“Os documentos não podem ficar nas gavetas, devem alimentar a vivência dos leigos” , diz dom Pedro Conti

05/06/2017 Laicato – CNBB

27/11/2012

Curso capacita futuros colaboradores da Rádio Educativa São José

“Um novo olhar para o mundo da mídia, para a Diocese de Macapá e Pastoral da Comunicação em virtude da realização do sonho da Rádio FM São José, aguardada há mais de quinze anos”. Esta foi a motivação inicial apresentada pelo padre Lourenço Filho, da Fundação Educativa, gestora da rádio, e aprofundada por irmã Maria Celeste, Paulina, e facilitadora do Curso de Comunicação realizado de 28 a 30/09, em uma das salas do Centro das Pastorais.

A capacitação começou com um breve histórico dos meios de comunicação de massa, desde o Telégrafo, a Imprensa, Cinema, Rádio, TV, Internet e as orientações da Igreja Católica a respeito destes meios como as Encíclicas dos Papas e outros documentos oficiais, até chegar aos nossos dias, à revolução tecnológica digital que está mudando nossos hábitos e criando novas formas de relações humanas e de busca do conhecimento, realidade marcada por Novas Sensibilidades, pela convergência das mídias e a força das redes sociais.

No sábado o curso reiniciou com o Salmo da Comunicação e a abordagem do tema Comunicação na Pastoral e a Pastoral na Comunicação, que ajudou a aprofundar diversos pontos, como o Processo da Comunicação Dialógica, Dinâmica e Interativa; Evangelização e Comunicação; Política e Comunicação; o que é PASCOM nas paróquias e a articulação com a equipe diocesana; Diálogo entre Fé e Cultura.

Na tarde do sábado, Irmã Celeste detalhou os passos de organização e atuação da PASCOM nas paróquias e na Diocese, a formação das equipes paroquiais, a interação com a coordenação diocesana, características e competências, exigências e compromisso de um agente de pastoral da PASCOM.  Após o intervalo o assunto em evidência foi RÁDIO: A ARTE DE FALAR E DE OUVIR, diretamente ligado ao projeto da Rádio Educativa São José.

Irmã Celeste socializou a profunda experiência que viveu no decorrer da implantação e da Rádio FM Nazaré, da Arquidiocese de Belém/PA, da qual foi diretora por mais de cinco anos. “A participação e o envolvimento da comunidade católica no processo de sustentabilidade e na elaboração dos programas, envolvendo paróquias, pastorais, conselhos, instituições educativas e culturais foi fundamental para o êxito da emissora”, afirmou Irmã Celeste.

A última etapa do curso, na manhã de domingo, trabalhou o projeto da futura FM São José, com ênfase para a formação de profissionais cristãos e cristãos profissionais para colaborarem na Evangelização pelas ondas rádio. A grande diferença da Rádio São José estará no conteúdo: O anúncio da Boa Nova de Cristo.

Participaram do curso agente de pastoral das paróquias São José (2), Nossa senhora da Conceição (2), São Benedito (2), São Pedro (1), Nossa Senhora de Fátima (1), Sagrado Coração de Jesus (1), PASCOM (2), um candidato ao Diaconato, um radialista e acadêmico de jornalismo, a coordenadora diocesana da PASCOM, Graça Penafort, além das presenças dos padres Lourenço e Fábio.
(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)