Sexta-Feira, 21 de julho de 2017.

Círio de Nazaré 2017: concurso aborda a religiosidade e cultura na Amazônia amapaense

32ª Semana do Migrante busca conquistar direitos para refugiados e migrantes no Brasil

de 18 a 25/06/2017

Estudos sobre Maria serão ministrados pelo biblsta Pe. e Dr. Mauro Orsatti

27/11/2012

A histórica Homilia de Dom Pedro no Círio 2012

Povo amado, apenas para partilhar o que aconteceu na Missa do Círio. Não recordo em todas as minhas participações da Missa campal, seja na infância, seja na adolescência e juventude e agora na vida adulta(é o meu círio de 50 anos em 2012)ou que tenham me falado quando não morei aqui, que a homilia do bispo tenha sido interrompida por aplausos espontâneos advindos dos fiéis presentes na solenidade, e isso em vários momentos! Os aplausos expresssavam a confirmação do que pronunciava Dom Pedro, seja pela leitura da realidade presente, seja pela exortação que o Evangelho do dia assim exprimia! Uma sintonia evangélica, profética e autêntica, onde o pastor traz para si a responsabilidade de chamar a atenção de quem deve ser chamado a atenção.

Naquela manhã ensolarada, com ventos e periquitos alvoraçados nos céus de Macapá, diante das autoridades (estavam todas lá no palco da celebração!)e diante da multidão de fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré, o Evangelho foi proclamado sem mais nem menos: o Reino dos céus é dos pobres!  A política deve agir em consonância com os interesses coletivos e não por interesses pessoais(ajuntando riquezas), superando as cores partidárias. Caso contrário, é mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha...a população presente entendeu!

Assim caminha a Igreja em seu papel de profetizar, em consonância com o que ocorre em vários lugares de nosso continente latinoamericano. Seguimos como o arcebispo do Panamá, dom José Domingo Ulloa, que é presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Celam, ressaltando o papel da Igreja na política. Segundo dom Ulloa, aos bispos compete dar uma voz “iluminadora e profética” neste campo, “mas a responsabilidade é dos leigos de participar neste âmbito”.

Teremos que dar esse passo no âmbito pastoral, que é o do acompanhamento e formação de lideranças políticas...grande desafio! Fortalecer a nossa Escola de Fé e Politica(ou Cidadania). Estruturar nossa Comissão Justiça e Paz da Diocese. Enfim, há muito por fazer, há muito por abraçar. Que a multidão de 200 mil devotos da Rainha da Amazônia que caminharam pelas ruas no domingo, 14, possam transformar-se pouco a pouco em sinal da presença do Reino aqui no Amapá...assim rezamos e desejamos!

Benedito Alcântara