Sexta-Feira, 24 de novembro de 2017.

Igrejas Católicas de Santana realizam 7° Encontrão dos Coroinhas

Diocese de Macapá se prepara para a abertura do Ano Nacional do Laicato

Ano dos leigos e das leigas

Artigo de Dom Pedro: A alma e o corpo

05.11.2017

08/11/2017

Diocese de Macapá se prepara para a abertura do Ano Nacional do Laicato

Com o tema Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja e na Sociedade, e o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14), a Igreja Católica no Brasil vai celebrar o Ano Nacional do Laicato, no dia 26 de novembro. Na Diocese de Macapá, a abertura da programação vai acontecer no dia 25 de novembro, às 18h - na Catedral São José, com a participação de todos os movimentos e pastorais.

A missa de abertura do Ano Nacional do Laicato será presidida pelo bispo de Macapá, Dom Pedro José Conti, que também compõem a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, junto com outros bispos, Dom Giovanne Pereira de Melo e Dom Remídio José Bohn e o presidente da Comissão, Dom Severino Clasen. Para Dom Pedro, “as comunidades precisam da presença corajosa dos leigos”.

“Sabemos que o laicato é a maioria da Igreja, mas precisamos também do envolvimento dos bispos, padres e religiosas. Os leigos e famílias estão comprometidos nas atividades da sociedade e na Igreja também. Lembrando que nossas comunidades também precisam da presença corajosa dos leigos. Pensamos a presença dos leigos no mundo do trabalho e da comunicação; tudo aquilo que entendemos também seja a vocação específica do laicato.” Ressaltou Dom Pedro Conti.

A iniciativa da CNBB em celebrar a importância dos cristãos leigos e leigas no Brasil se deu após o pedido de Papa Francisco, em fazer crescer “a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja”.

Segundo o presidente do Conselho de Leigos da Diocese de Macapá, Miguel Soares, haverá uma caminhada após o 34º encontrão das Comunidades Eclesiais de Bases - CEB’s, que ocorrerá no Centro Diocesano de Pastoral de Cultura Dom José Maritano. “Convidamos a todos para nos concentrar as 17h no Centro Diocesano para prosseguirmos em caminhada para a Catedral São José, para o momento da Celebração Eucarística que dará início ao Ano Nacional do Laicato.” Convidou Miguel.

Pastoral da Comunicação
Pascom | Diocese de Macapá