Centro do Ano litúrgico é o Tríduo Pascal, celebrado em Abril
No próximo domingo, Solenidade da Epifania do Senhor, a Igreja faz o anúncio das Solenidades móveis durante o Ano. O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo Pascal, que tem seu ponto mais alto no Domingo da Páscoa, celebrado neste ano em 21 de abril. Desta celebração derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico.
O ano de 2019 é o ano C, no qual são proclamados no tempo comum os textos do Evangelho de São Lucas. No texto do anúncio, a CNBB explica as datas para o ano de 2019:
“O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado, que culminará no Domingo da Páscoa, este ano a 21 de abril. Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 06 de março; a Ascensão do Senhor, a 02 de junho; Pentecostes, a 09 de junho; o primeiro Domingo do Advento, a 01 de dezembro. Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.”
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também oferece no Diretório de Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil o calendário com as datas das festas móveis. Confira abaixo:
2019
ANO C (São Lucas)
Festas móveis
Epifania do Senhor (Domingo)- 6 de janeiro
Batismo do Senhor (Domingo)- 13 de janeiro
Quarta-feira de Cinzas- 6 de março
Páscoa da Ressurreição- 21 de abril
Ascensão do Senhor- 2 de junho
Pentecostes- 9 de junho
Santíssima Trindade- 16 de junho
SS. Corpo e Sangue de Cristo- 20 de junho
Sagrado Coração de Jesus- 28 de junho
São Pedro e São Paulo (Domingo)- 30 de junho
Assunção de N. Senhora- 18 de agosto
Todos os Santos (Domingo)- 3 de novembro
Solenidade de Cristo-Rei- 24 de novembro
1º Domingo do Advento- 1º de dezembro
Sagrada Família (Domingo)- 29 de dezembro
Fonte: Notícias Canção Nova