Ele foi sagrado bispo por mandato apostólico do Papa São João Paulo II em 1995 para bispo da Diocese de Conceição do Araguaia (PA) e nove anos depois foi transferido para a Diocese de Macapá (AP)
| MACAPÁ (AP) | Por Pascom
O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, comemorou na quinta-feira, 18, seus 25 anos de sagração episcopal. A data foi celebrada em intenção durante a missa das 12h na Igreja São José, no centro de Macapá. Presidida pelo próprio bispo, a missa foi concelebrada pelo pároco de São José, padre Rafael Donneschi, pelo pároco e pelo vigário da paroquia de Nossa Senhora da Assunção em Mazagão, padre Lino Zani e padre João Magoni.
Além da intenção da missa, dom Pedro foi homenageado por representantes do Apostolado da Oração de Macapá e presenteado com uma imagem de São José.
Na mensagem enviada ao clero diocesano e aos fiéis na quarta-feira, 17, por ocasião do início da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2021, dom Pedro disse que ” melhor presente que o Povo de Deus de uma Diocese pode dar ao seu bispo é a unidade e a comunhão”. No dia 20 de fevereiro comemora os 16 anos como bispo de Macapá.
Ordenação
Com o lema episcopal “Senhor, tu sabes que eu te amo!”, dom Pedro foi sagrado bispo em 1995, tendo como bispo ordenante principal dom Vicente Zico, na época arcebispo de Belém (PA). A ordenação aconteceu por ocasião de sua nomeação pelo Papa São João Paulo II para bispo da Diocese de Santíssima Conceição do Araguaia, sudeste do Pará.
Aos 71 anos, dom Pedro é o bispo mais velho de nomeação episcopal em exercício no Regional Norte II (Pará e Amapá), da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil. Chegou ao Brasil em 1983 para ser missionário na Amazônia.
Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação
Contato: 98414-2731
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
Instagram: @diocesedemacapa
(18/02/2021)