Festa do Sagrado Coração de Jesus abre comemorações para os 110 anos do Apostolado da Oração em Macapá

Encontros da festividade iniciam a partir desta segunda-feira, 20, e seguem até domingo, 26
| MACAPÁ (AP) | Por  Jefferson Souza (Pascom)

Os preparativos para a comemoração dos 110 anos do Apostolado da Oração/Rede Mundial de Oração pelo Papa  iniciam na próxima sexta-feira, 24, na Diocese de Macapá com a celebração da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Uma missa vai reunir os membros do movimento eclesial para marcar a abertura do ano de preparação para a grande comemoração em 2023.

A missa será presidida pelo vigário-geral de Macapá, padre Francivaldo Lima, e concelebrada pelo diretor espiritual do Apostolado da Oração em Macapá, padre Rafael Donneschi, pelo reitor do seminário  diocesano, padre Rosielson Vilhena, e pelo administrador da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, padre Hidelberto Carneiro, às 8h na Igreja Matriz Paroquial Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Buritizal.

De acordo com a coordenadora diocesana do Apostolado da Oração/Rede Mundial, Ana Lúcia de Oliveira Bandeira, nos arquivos da Cúria Diocesana consta que padre Júlio Maria de Lombaerde fundou em 1913 o primeiro grupo do Apostolado da Oração. Segundo ela, a motivação da fundação foi por ele ter “encontrado leigos e leigas de boa índole e fervorosos na oração e na caridade“. Ainda segundo a pesquisa, a fundação do grupo em Macapá é anterior a fundação da Congregação das irmãs Filhas do Coração Imaculado de Maria (Cordimarianas) realizada pelo próprio padre Júlio. É com base nestes dados que o movimento estará celebrando em 2023 os seus 110 anos de fundação na Igreja de Macapá.

É com grande alegria damos início aos festejos dos 110 anos de fundação do Apostolado da Oração da Diocese de Macapá, gratos ao padre Júlio Maria de Lombaerde, que foi o responsável pela fundação do primeiro grupo e aos padres do PIME que deram continuidade e apoio aos membros dos grupos pioneiros“, disse a coordenadora.

A partir de 24 de junho deste ano começa uma peregrinação do ícone do Sagrado Coração de Jesus por várias igrejas de Macapá e de Santana durante o ano até o dia 17 de Junho de 2023, quando se irá celebrar uma missa na Catedral São José em ação de graças pelos 110 anos de fundação. Após a missa, os membros do Apostolado peregrinarão até o monumento dedicado ao Sagrado Coração em frente à cúria diocesana e casa episcopal.

Serviço

Missa de abertura das comemorações dos 110 anos do Apostolado da Oração/Rede Mundial de Oração em Macapá

Data: 24 de junho de 2022

Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus