MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom) | Com informações da Rede Mundial de Oração
Papa convida para rezar pela “riqueza das diferentes tradições rituais” na Igreja
Todos os meses o Papa Francisco apresenta sua intenção pessoal de oração convidando os católicos a se unirem a ele num mesmo propósito. A divulgação e animação de oração destas intenções a cada ano é realizada pela Rede Mundial de Oração do Papa, o antigo Apostolado da Oração, presente em muitas comunidades no mundo inteiro.
Para o ano de 2024 as intenções foram divulgadas no dia 28 de dezembro de 2024. Para o mês de Janeiro o Papa Francisco convida para “rezarmos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica”.
Para além da Rede Mundial de Oração do Papa/Apostolado da Oração, a intenção do mês pode-se ser rezada na recitação do Rosário, na adoração eucarística, na obtenção de indulgências e outros momentos de oração pessoal ou comunitária.
Confira a seguir as intenções de 2024.
JANEIRO – PELO DOM DA DIVERSIDADE NA IGREJA
Rezemos para que o Espírito ajude a reconhecer o dom dos diferentes carismas nas comunidades cristãs e a descobrir a riqueza das diferentes tradições rituais no seio da Igreja Católica.
FEVEREIRO – PELOS DOENTES TERMINAIS
Rezemos para que os doentes na fase terminal das suas vidas, e as suas famílias, recebam sempre os cuidados e o acompanhamento necessários, tanto do ponto de vista médico como humano.
MARÇO – PELOS NOVOS MÁRTIRES
Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.
ABRIL – PELO PAPEL DAS MULHERES
Rezemos para que sejam reconhecidas em cada cultura a dignidade das mulheres e a sua riqueza, e cessem as discriminações de que são vítimas em várias partes do mundo.
MAIO – PELA FORMAÇÃO DE RELIGIOSAS, RELIGIOSOS E SEMINARISTAS
Rezemos para que as religiosas, os religiosos e os seminaristas cresçam na sua caminhada vocacional através de uma formação humana, pastoral, espiritual e comunitária, que os leve a serem testemunhas credíveis do Evangelho.
JUNHO – PELOS QUE FOGEM DO PRÓPRIO PAÍS
Rezemos para que os migrantes que fogem da guerra ou da fome, forçados a viagens cheias de perigo e violência, encontrem acolhimento e novas oportunidades de vida nos Países que os recebem.
JULHO – PELA PASTORAL DOS ENFERMOS
Rezemos para que o sacramento da unção dos doentes dê àqueles que o recebem e aos que lhes são mais próximos a força do Senhor, e se torne cada vez mais para todos um sinal visível de compaixão e esperança.
AGOSTO – PELOS LÍDERES POLÍTICOS
Rezemos para que os líderes políticos estejam ao serviço do seu povo, trabalhando pelo desenvolvimento humano integral e pelo bem comum, cuidando daqueles que perderam o emprego e dando prioridade aos mais pobres.
SETEMBRO – PELO GRITO DA TERRA
Rezemos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e da crise climática, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos.
OUTUBRO – POR UMA MISSÃO COMUM
Rezemos para que a Igreja continue a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos.
NOVEMBRO – POR QUEM PERDEU UM FILHO
Rezemos para que todos os pais que choram a morte de um filho ou filha encontrem apoio na comunidade e obtenham do Espírito consolador a paz de coração.
DEZEMBRO – PELOS PEREGRINOS DA ESPERANÇA
Rezemos para que este Jubileu nos reforce na fé, ajudando-nos a reconhecer Cristo ressuscitado no meio das nossas vidas, e nos transforme em peregrinos da esperança cristã.