Comidi anima representantes paroquiais e pastorais à revitalização dos Conselhos Missionários

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

“Sendo a missão a essência da Igreja, se a Igreja não é missionária ela não é a Igreja de Jesus Cristo”, disse o palestrante do encontro, dom Paulo Andriolli

Animar a criação dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA) foi o objetivo do encontro realizado na noite de terça-feira (30/4) pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de Macapá. O evento aconteceu no salão paroquial do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e teve como palestrante o bispo referencial da Ação Missionária do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Paulo Andreolli.

Na apresentação das motivações, o responsável pelo COMIDI, pe. Pedro Facci (Pime), recordou o tema “Ide, da igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardente, pés a caminho” do Congresso Missionário Nacional 2023, bem como as definições da 24ª Assembleia Diocesana de Macapá que determinaram a revitalização dos Conselhos Missionários.

Padre Pedro Facci, missionário do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (Pime) explica as motivações do encontro | Foto: Jefferson Souza - Pascom

À Pastoral da Comunicação (Pascom), Dom Paulo Andreolli destacou que o intuito é incentivar a organização das mais variadas instâncias dos Conselhos Missionários para a promoção da missionaridade nas comunidades.

“Estamos como Comissão da Ação Missionária a nível nacional tentando incentivar nos regionais o Conselho Missionário Regional (COMIRE). O COMIRE é formado por vários Conselhos Diocesanos, portanto, cada Diocese desenvolve em cada paróquia os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA)”, explicou o bispo referencial.

De acordo com ele, neste encontro em especial, o centro da reflexão proposta é a animação para a constituição dos Conselhos Paroquiais, que, segundo dom Paulo, é quem realiza na prática a ação missionária.

“O COMIPA junta representantes das forças vivas presentes no território, no caso a paróquia. Eles se encontram de forma permanente presidido pelo pároco ou por um delegado para uma formação permanente sobre o tema da missão com a finalidade de uma conversão da mentalidade pastoral, para que se torne cada vez mais missionária e com a consciência que a Igreja é missionária por natureza”, explicou o bispo.

Durante a palestra, dom Paulo destacou a importância de um processo que colabore com a formação permanente da missão e sugeriu a criação dos Conselhos para reunir as iniciativas missionárias já presentes nas comunidades paroquiais, bem como para aprofundar o sentido da fé, da missão e “para que se possa reconhecer o que se tem e completar o que falta na atividade missionária” local.

Dom Paulo apresenta a estrutura dos Conselhos Missionários | Foto: Jefferson Souza - Pascom

O bispo referencial também pontuou que é necessário uma ampliação do conceito de responsabilidade sobre a missão. “Toda a Igreja é missionária”, disse. Segundo ele, “sendo a missão a essência da Igreja, se a Igreja não é missionária ela não é a Igreja de Jesus Cristo”.

Participaram do encontro representantes das paróquias Sagrado Coração de Jesus, Jesus Bom Samaritano, Paulo VI, Nossa Senhora do Rosário e Santuário de Fátima, bem como das pastorais Carcerária, Catequese, Comunicação, Familiar, Juventude, da Terra e Universitária.

Representantes de Congregações religiosas como as Irmãs Carmelitas de Santa Tereza de Florença (Carmelo Macapá) e Missionárias da Imaculada (Pime) também estiveram presentes. Os organismos eclesiais das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), a Fazenda da Esperança  e a Infância Missionário também enviaram representantes.

A partir do encontro o Conselho Missionário Diocesano realizará as motivações para a promoção da atividade missionária nas comunidades paroquiais com o objetivo de implantar também em cada realidade um grupo de animação ou conselho missionário.

Galeria de Imagens – Fotos: Jefferson Souza – Pascom

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731