Três novos diáconos foram ordenados para a Igreja na Diocese de Macapá

MACAPÁ (AP) – Por Jefferson Souza (Pascom)

Dois Diáconos permanentes e um transitório rumo ao ministério presbiteral

O bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti, presidiu a solene celebração com o rito de ordenação de três novos diáconos na noite de quinta-feira (7/6). Clemir Kleber Gomes Sá e José Franciney dos Anjos Souza, forma ordenados diáconos permanentes, e o seminarista Ezequiel da Silva Dias, diácono transitório em preparação ao presbiterato.

A celebração aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia São Pedro na capital amapaense e reuniu amigos, familiares e membros da comunidade local em uma cerimônia cheia de emoção para os ordenandos. Durante a celebração, os três diáconos foram acolhidos por seus familiares que acompanharam o rito emocionados.

Em sua homilia, dom Pedro Conti destacou a vocação ao chamado diaconal dando ênfase aos sacramento do batismo e do matrimônio que podem ser assistidos pelos ordenados.

“O batismo é o começo do encontro com Jesus, do encontro que deve chegar à alegria, à gratidão, não pode ser simplesmente um costume, deve conduzir todos nós, espero que tenhamos chegado, à alegria da fé”, destacou o bispo sobre o batismo.

Sobre o sacramento do matrimônio dom Pedro destacou o que se espera que vivam os diáconos permanentes casados como uma boa vivência familiar, que sejam casais exemplares, tenham fidelidade no amor de sempre.

Após a homilia, os ordenandos se puseram diante do bispo para suas promessas de obediência, receberam o livro dos evangelhos e a oração consecratória de ordenação.

José Franciney recebe o libro dos evangelhos
Ezequiel Dias recebe o livro dos evangelhos
Clemir Kleber recebe o livro dos evangelhos
Os três diáconos são apresentados a comunidade presente | Foto: Willian Valério - Pascom

“É uma alegria imensa está passando por este momento de ordenação diaconal, estou muito feliz por assumir a missão, uma missão de servir a Igreja”, disse do diácono José Franciney. Já o diácono Clemir Kleber expressou gratidão a Deus, ao bispo, padres e diáconos que colaboram com ele durante o período de preparação.

Para o diácono transitório Ezequiel Dias disse ser um momento de grande emoção agora fazer parte oficialmente do ministério chamado por Deus. Para ele, agora é o momento de testemunhar este primeiro passo de serviço ao povo de Deus através do diaconato. A ordenação presbiteral de Ezequiel Dias está marca para o dia 7 de dezembro de 2024.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br