Missa solene marca a Festividade de Jesus de Nazaré nesta terça-feira

MACAPÁ (AP) – Por Graça Penafort  | Redação Pascom

Missa solene será presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Conti

Depois de um mês de preparação espiritual e de logística, a parte religiosa da Festividade de Jesus de Nazaré se encerra, neste dia 6, quando a Igreja Católica, no mundo inteiro, celebra a Transfiguração de Jesus. A missa solene começa às 18h, na Igreja matriz de Jesus de Nazaré, presidida pelo bispo diocesano dom Pedro José Conti e concelebrada por padre Rosielson Vilhena.

Após a missa, sai a procissão pelas ruas do bairro de mesmo nome. Este ano, as peregrinações aos órgãos públicos e às famílias, Ciclo Romaria e novenário, realizados no transcorrer de um mês, foram inspirados no tema “Jesus, Missionário do Pai” e no lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).

“Para uma Comunidade que tem como padroeiro nada menos que o próprio Jesus de Nazaré significa aprender com ele a viver como ele viveu. De maneira especial, em Nazaré, Jesus cresceu em “idade, sabedoria e graça”, experimentou o valor do trabalho, aprendeu a crer e a confiar em Deus junto com o seu povo. Talvez, hoje, nós estamos esquecendo a santidade do cotidiano, daquilo que se repete, do simples e do comum. Significa que não devemos ser santos só vez por outra. É, justamente, no dia a dia, na paciência e na perseverança do dever cotidiano que cultivamos e manifestamos as grandes virtudes, sempre prontos, se o Senhor nos pedir, também para a santidade heroica”, explica dom Pedro.

Padre Rosielson, pároco de Jesus de Nazaré, narra os momentos marcantes para comunidade paroquial. “Vivemos, nesses dias, momentos intensos de reflexão sobre a missionariedade da Igreja e de cada batizado. Fizemos, assim, eco do tema e do lema da festividade deste ano”.

O sacerdote lembra que a festa do padroeiro está vinculada ao Ano da Oração em preparação ao Jubileu de 2025 e a agosto, mês vocacional. E concluiu sua fala desejando “uma abençoada Festa da Transfiguração do Senhor, que a oração e a nossa vida de missão posso nos transfigurar, ou seja, fazer que estejamos sempre com uma imagem autêntica de Cristo que caminha conosco, através de nossos gestos e atitudes. Boa e abençoada festa!

Lazer e confraternização

No dia 17, após a Missa das 18h, começa a programação social com o JN Musical, com repertório de músicas religiosas, populares e regionais, com a participação de vários cantores e músicos, entre eles o cantor e compositor Zé Miguel, grupos de canto da paróquia e de outras paróquias.

Um jantar de confraternização com sorteio de vários prêmios, no dia 7 de setembro, encerra toda a programação. As cartelas estão à venda na secretaria da paróquia, ao preço de 15 reais.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br