Paróquias reúnem coroinhas em encontro dia 18 de agosto

MACAPÁ (AP) – Por Graça Penafort | Redação Pascom – Paróquia Jesus de Nazaré

Evento marca comemoração ao dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas

Dentro do contexto do mês vocacional – agosto – coroinhas da Diocese de Macapá se reúnem, neste domingo,18, para celebrar a vocação e a centralidade da eucaristia como sacramento essencial para a vida do cristão, inspirados no tema “Eucaristia como o centro do ‘ser cristão’” e o lema “Perseveraram na oração e na fração do pão”. A Paróquia Jesus de Nazaré é a anfitriã do evento.

Com o objetivo de preparar espiritualmente os jovens e adolescentes para o encontrão de domingo, um tríduo festivo tem início na quarta-feira,15, quando a Igreja faz memória a São Tarcísio – padroeiro dos coroinhas e acólitos – e vai até sábado 17. As celebrações começam às 17h, na igreja matriz da paróquia.

No domingo, as atividades iniciam às 7h com o credenciamento e seguem durante todo o dia com orações, abordagens temáticas, trabalhos em grupo, visita vocacional ao Seminário Diocesano e ao Pequeno Carmelo de Santa Terezinha.

“O encontrão é importante para promover uma boa formação litúrgica e espiritual de nossos coroinhas; além disso, por ser uma pastoral de adolescentes e jovens, ajuda no discernimento da vocação. A festa de São Tarcísio acontece no mês de agosto e está dentro desse contexto vocacional”, conclui padre Rosielson Vilhena, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, pertencente ao Vicariato II.

Sobre São Tarcísio

Tarcísio era um coroinha na igreja e servia ao altar, acompanhando o papa na celebração eucarística. A Igreja Católica passava por um período de perseguições por parte do imperador Valeriano, em Roma, Itália. Os que se declaravam cristãos, eram perseguidos, presos, torturados e mortos. Antes de morrer, eles desejavam receber a eucaristia como conforto final.

O papa Xisto II queria atendê-los, mas era impossível entrar na cadeia. Dois diáconos haviam tentado e acabaram sacrificados. Então, Tarcísio pediu ao santo padre para levar as hóstias. O papa ficou comovido com a coragem daquele menino de apenas doze anos. O papa o abençoou e lhe entregou uma caixinha de prata com as hóstias.

Tarcísio escondeu a caixinha na sua roupa, mas não conseguiu chegar à prisão. Foi identificado no caminho. Como se recusou a declarar o que levava, foi apedrejado até morrer. Um soldado que simpatizava com os cristãos, levou o corpo de Tarcísio para ser sepultado nas catacumbas. Era 15 de agosto de 257.

Acompanhe a programação

Tríduo festivo

Dia 15 (quinta-feira) – Dia de São Tarcísio

18h – Santa Missa e adoração do Santíssimo Sacramento

Responsáveis: coroinhas da Paróquia Jesus de Nazaré

Dia 16 (sexta-feira)

18h – Santa Missa

Responsáveis: coroinhas das paróquias do Vicariato 4

Dia 17 (sábado)

18h – Santa Missa

Responsáveis: coroinhas das paróquias do Vicariato 2 e Paróquia Cristo Bom Pastor.

Dia 18 (domingo)

Encontrão dos Coroinhas

Início às 07h

Local: Quadra da Paróquia Jesus de Nazaré

17h – Procissão com a imagem de São Tarcísio

18h – Santa Missa solene.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br