7 de setembro: Ato público comemora 30 anos do Grito dos Excluídos

MACAPÁ (AP) – Por Redação Pascom

Evento reúne Igreja e Movimentos Populares em ato em defesa da vida e pautas populares

A Diocese de Macapá, por meio das Pastorais Sociais, promove no dia 7 de setembro a 30ª edição do Grito dos Excluídos. A programação inicia com a celebração da missa na Igreja Maria, Mãe da Igreja, no bairro dos Congós. Após a missa, o ato público segue com uma passeata até a Igreja Matriz Cristo Bom Pastor, no bairro Novo Buritizal.

Este ano o ato público vai percorrer as ruas da zona sul de Macapá com paradas e reflexões durante todo o percurso. O tema permanente “Vida em primeiro lugar!” e o lema “Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?” nortearão as reflexões.

Em preparação ao Grito dos Excluídos serão realizados outros eventos para divulgação, discussões e reflexões sobre a realidade social do país. No dia 3 de setembro acontece uma Roda de Conversa, às 18h, no auditório do Departamento de Letras da Universidade Federal do Amapá (DEPLA/UNIFAP).

Além das Pastorais Sociais, Paróquias e Organismos da Igreja Católica, o ato reúne organizações não-governamentais, sindicatos, movimentos e coletivos da sociedade civil organizada em defesa de temas e pautas populares, sendo uma oportunidade de diálogo e comunhão da Igreja com movimentos sociais, em vista de uma presença sociotransformadora no cenário atual.

Grito dos Excluídos

O primeiro Grito dos Excluídos e Excluídas foi realizado em 7 de setembro de 1995, tendo como lema “A vida em primeiro lugar”, e ecoou em 170 localidades. Em Aparecida/SP, aconteceu junto com a Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadores, parceria que continua até hoje.

A cada ano, o Grito se efetiva como uma imensa construção coletiva, antes, durante e após o 7 de Setembro. Mais do que uma articulação, é um processo, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, igrejas, pastorais e movimentos populares e sociais comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos.

A proposta não só questiona os padrões de independência do povo brasileiro, mas ajuda na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs. Assim, é um espaço aberto para denúncias sobre as mais variadas formas de exclusão.

30º Grito dos Excluídos
Data: 7 de setembro
Local: Concentração Igreja Maria, Mãe da Igreja
Horário: 7h30 (missa) / 9h (Passeata)