Chegada das telhas marcam nova fase nas obras de reforma do telhado da Catedral São José

MACAPÁ (AP) – Por Márcia Fonseca Redação Pascom

A obra é executada pela Prefeitura de Macapá com recursos alocados pelo senador Randolfe Rodrigues

As obras de reforma do telhado da Catedral São José, em Macapá seguem agora em nova fase. Desde o final do ano passado a Diocese trabalha para melhorar as condições da estrutura inaugurada há 18 anos e que já apresentava rachaduras que causavam constantes infiltrações no ambiente celebrativo, e por isso, necessitava de reforma.

De acordo com padre Rafael Donneschi, pároco da Catedral, a chegada das novas telhas, marcam a fase principal dos serviços que se concentram agora na preparação e colocação das telhas no teto da igreja dedicada ao santo padroeiro do estado do Amapá.

“Em cerca de 20 dias deverão ser colocadas as novas telhas, a principal fase da obra. Depois iremos reformar a cúpula em mais uma semana de trabalho. Além disso, passaremos para a pintura do prédio e reforma dos bancos, estes últimos serviços todos por conta da própria Diocese”, explicou o pároco.

A obra, executada pela Prefeitura de Macapá, conta com um investimento de R$ 1.052.450,25 (Um milhão e cinquenta e dois mil e quatrocentos e cinquenta reais e vinte e cinco centavos) oriundo de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, mais contrapartida do Tesouro Municipal, que em visita às obras ressaltou a importância do lugar para o povo amapaense.

“Lembro que no ano passado participei de uma missa na Catedral de São José, e vi de perto a necessidade da igreja. Baldes espalhados pelo chão aparavam as goteiras da chuva. Conversamos com o Bispo e nos comprometemos em destinar o recurso para a revitalização do telhado. Com a reconstrução, estamos restaurando não só um espaço para os fiéis, mas também um pedacinho da nossa história e da fé que nos une. Destinamos os recursos necessários, e o novo telhado já está sendo feito. Em breve estaremos juntos para celebrar a entrega”, disse o senador Randolfe Rodrigues, em suas redes sociais.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) é a responsável pela execução e fiscalização dos serviços. A previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano, como ressalta o bispo Dom Pedro José Conti.

“Agradecemos aqueles que puderam nos ajudar, o povo católico e a todos os políticos, pois estamos vendo aqui que muitas telhas foram necessárias e que toda ajuda foi bem-vinda. A previsão e a esperança é que para o Natal possamos retornar as celebrações na Catedral”, disse Dom Pedro.

A Catedral de São José de Macapá é um marco histórico na capital, inaugurada no dia 19 de março de 2006, em homenagem a São José, padroeiro da cidade.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br