MACAPÁ (AP) – Por Márcia Fonseca | Pascom
Numeroso povo de Deus se reuniu na Catedral São José para a celebração com novo bispo
Paróquias, pastorais, movimentos, novas comunidades, serviços vocacionais, institutos, organizações religiosas e a comunidade católica do Amapá se reuniram na manhã deste domingo, 23 de fevereiro, na Catedral São José, para participar da primeira celebração presidida pelo novo bispo diocesano, Dom Antônio de Assis Ribeiro.
O momento histórico marca a chegada do 6º pastor nomeado para conduzir a Igreja Católica amapaense. Em sua homilia, Dom Antônio ressaltou sua origem cabocla amazônida e destacou a importância de servir a Jesus Cristo e à Igreja com espírito missionário.
“Eu sou daqui, do norte, da Amazônia, de origem cabocla igual a vocês. E não estou sozinho; a Igreja é uma grande família, e essa convicção deve estar viva e profunda em nossas mentes, em nossas vidas e em nossas atitudes”, disse ele.
Dom Antônio destacou ainda que “temos que ter compromisso com a comunhão, a participação e a sinodalidade, em uma ação conjunta com os membros da Igreja e toda a comunidade. Coloquemos à disposição os nossos dons e vocações” e convidou a assembleia presente para que “renovemos o desejo de continuar essa caminhada”.

Entusiasmado, Dom Antônio expressou sua intenção de estar ao lado de seu novo rebanho. “Quero ser com vocês um pastor que caminha ao lado de todos, para que sejamos sal e luz na sociedade amapaense. Todos nós somos convocados para esta missão. Queremos reintegrar os jovens em todas as paróquias e pastorais, abraçando-os para que surjam mais lideranças e vocações”, declarou Dom Antônio.
A cerimônia foi marcada por emoção, fé e esperança, e refletiu o compromisso de Dom Antônio com a missão de fortalecer a comunidade católica do Amapá. Acolhido por todos, após a liturgia eucarística, o novo bispo foi recepcionado por representantes do clero diocesano, religiosos e leigos.
