MACAPÁ (AP) – Por Redação Pascom
Celebração marca também a renovação das promessas sacerdotais
A Diocese de Macapá realiza na próxima quinta-feira (3/4), às 19h, na Catedral São José, a Missa dos Santos Óleos. A celebração eucarística marca a bênção e a consagração dos óleos destinados para a administração dos sacramentos da Igreja Católica e será presidida pelo bispo diocesano, dom Antônio de Assis Ribeiro (SDB), e concelebrada pelos padres presentes na Diocese.
Tradicionalmente prevista para se realizar na Quinta-feira Santa, dentro dos preparativos para a Páscoa, a Missa dos Santos Óleos será antecipada em Macapá por conta do encerramento do Retiro dos Padres, que ocorre entre dos dias 31 de março e 3 de abril, aproveitando assim a presença de maior número de presbíteros na capital.
Nesta celebração, além da bênção dos óleos dos Catecúmenos e da Unção dos Enfermos, bem como da consagração do óleo do Crisma, acontece a renovação das promessas sacerdotais recordando a instituição do Sacramento da Ordem e do sacerdócio por Jesus na última ceia. A renovação das promessas expressa também a unidade e a obediência dos padres presentes com o bispo diocesano.
Significados
Óleo do Crisma: Simboliza a plenitude do Espírito Santo. Utilizado para unção dos novos batizados, para que possam no futuro receber o sacramento da Confirmação, quando novamente será ungidos com Óleo do Crisma. Utilizado ainda nas ordenações sacerdotais e episcopais. O mesmo óleo é usado ainda na unção dos altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.
2- Óleo dos Catecúmenos: Utilizado para a unção dos que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo.
3- Óleo dos Enfermos: Utilizado no sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.