Programação inicia neste fim de semana nas comunidades setoriais durante celebração do 29º domingo do tempo comum
| MACAPÁ (AP) |Por Jefferson Souza (Pascom)
De 15 de outubro até 13 de novembro a comunidade católica dos bairros Marco Zero, Universidade e Zerão celebra os festejos em honra à Jesus Bom Samaritano, padroeiro paroquial. A abertura da festividade acontece de forma descentralizada, em cada setor paroquial, nas celebrações deste fim de semana do 29º domingo do tempo comum. No fim da matéria o cronograma de celebrações.
A programação conta com momentos de celebração da vida do setor, círculos bíblicos, adoração eucarística e liturgia penitencial durante o período de preparação para missa solene do domingo (13/11). Também no período, a comunidade paroquial recebe o bispo diocesano, dom Pedro José Conti, no dia 23 de outubro, para presidir a missa com a ministração do sacramento do crisma.
Além da festa religiosa, uma programação social esta sendo preparada com a realização do Show Missionário, por ocasião do mês das missões, uma ação social por ocasião da Jornada Mundial dos Pobres e a festa social no encerramento da festividade com almoço, sorteio de prêmios e confraternização entre os participantes.
Em sua mensagem para a festividade, o pároco padre Joseph Kouadio afirma que “durante essas quatro semanas de festividades, iremos refletir sobre o seguinte tema: “Jesus Bom Samaritano, ensina-nos a viver a compaixão e a comunhão”. É um tema que remete à Campanha da Fraternidade deste ano que nos convida a assumir a nossa missão de educar e evangelizar”.
Segundo o pároco, “somos chamados, como o nosso Senhor que ensina com amor, a ver além, A compreender a educação, grande desafio das famílias, comunidades e da sociedade, como um ato de amor que pode tornar o mundo mais fraterno, inclusivo e solidário”. Confira abaixo a mensagem completa.
O lema da festividade tem inspiração bíblica no evangelho de
Mensagem do pároco
Queridos irmãos e irmãs paroquianos!
Estamos prestes a celebrar mais uma festa do nosso padroeiro Jesus Bom Samaritano (15/10 – 13/11). É sempre uma alegria podermos viver esse momento de ação de graças juntos, como irmãos e irmãs de uma mesma paróquia, uma mesma fé, uma mesma Igreja.
Durante essas 4 semanas de festividades, iremos refletir sobre o seguinte tema: “Jesus Bom Samaritano, ensina-nos a viver a compaixão e a comunhão”. É um tema que remete à Campanha da Fraternidade deste ano que nos convida a assumir a nossa missão de educar e evangelizar. Somos chamados, como o nosso Senhor que ensina com amor, a ver além, A compreender a educação, grande desafio das famílias, comunidades e da sociedade, como um ato de amor que pode tornar o mundo mais fraterno, inclusivo e solidário; que pode construir pontes, enriquecer o diálogo e ajudar a construir um mundo melhor. Em uma palavra, somos convidados a ter um olhar compassivo e misericordioso para poder anunciar o Evangelho da vida e com a vida. O ícone maior que nos ajuda nessa missão é a figura do Pai misericordioso que, como ensina o Bom Samaritano, vê a necessidade dos outros, sente compaixão, acolhe de braços abertos sem julgar, cuida das feridas e vive a alegria da festa. Por isso, o nosso lema vai ser “Misericordiosos como o Pai”. A Misericórdia e a compaixão salvarão o mundo. As nossas comunidades e a sociedade em geral precisam de misericórdia e compaixão, de gente compreensiva que sabe acolher e acompanhar o irmão afastado, ferido ou fragilizado; e não de fariseus e fiscais da fé que afastam, machucam, julgam e se fecham em si.
Nestes dias de campanha eleitoral, os discursos de ódio, de maldição, de falta de respeito pela fé e até mesmo partido do outro chama a nossa atenção, enquanto cristão a redescobrirmos a essência da fé cristã: O Amor que vence o ódio; a compaixão que nos move e leva a agir concretamente em prol do outro; a misericórdia que leva à reconciliação, ao perdão e ao superamento do orgulho e da dureza do coração.
Para isso, precisamos estar unidos, comungar de Jesus e com Jesus. Juntos e em comunhão com os irmãos e irmãs e com Jesus, seremos mais fortes. Uma comunidade unida, que vive a comunhão verdadeira, se deixa sempre levar pela compaixão e misericórdia na missão. Não é por acaso que o Papa Francisco convida toda a igreja a se colocar no caminho sinodal através da Comunhão, Participação e Missão. Que Jesus Bom Samaritano, nosso padroeiro, no ensine esse caminho. Que as festividades deste nos ajudem a procurar o que nos une e não o que nos divide.
Participemos, portanto, dos vários momentos organizados nesse período: Missas, Celebração da vida do Setor nas terças-feiras, Círculos bíblicos nas quartas-feiras, adoração eucarística nas quintas-feiras, celebração da misericórdia, com possibilidade de confissão individual, nas sextas-feiras e outros momentos sociais, conforme o cronograma divulgado. Não podemos esquecer, sobretudo, dos gestos concretos de caridade nos setores através de doações de alimentos não perecíveis e outras coisas que serão distribuídos às famílias mais necessitadas.
Vamos aproveitar desta oportunidade para nos alimentarmos de fé e esperança para sermos testemunhas da compaixão e da misericórdia no nosso mundo. Uma boa festa para todos e todas. Abraços com afeto!
Viva Jesus Bom Samaritano! Viva a nossa comunhão paroquial!
Pe. Joseph Kouadio, PIME
Programação
ABERTURA: MISSAS NOS SETORES
– Sábado (15.10): Capela São Francisco, às 17h30 | Capela N.S.Perpétuo Socorro, às 19h
– Domingo (16.10): Igreja Matriz, às 7h30 | Capela Imaculado Coração de Maria, às 9h30 | Igreja São João Batista, às 17h
ENCONTROS NOS SETORES
– Terça-feira: Celebração da Vida dos Setores, às 18h30;
– Quarta-feira: Circulos Bíblícos, horários combinados;
ENCONTROS NA IGREJA MATRIZ
– Quinta-feira: Adoração Eucarística, às 17h30;
– Sexta-feira: Celebração da Misericórdia (Liturgia Penitencial), às 17h30;
EVENTOS SOCIAIS
– Sexta-feira (28.10): Show Missionário, 19h;
– Sábado (5.11): Ação Social, às 8h;
– Domingo (13.11): Festa Social com sorteio de prêmios e venda de comidas típicas, às 11h;
ENCERRAMENTO PAROQUIAL
– Domingo (13.11): Missa Solene em honra a Jesus Bom Samaritano, às 7h30;
Diocese de Macapá
Pastoral da Comunicação: (96) 98406-1389
www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
(15/10/2022)