Catedral São José recebe apresentação Concerto Barroco

MACAPÁ (AP) - Por Jefferson Souza (Pascom)

Peças importantes do gênero musical sacro serão apresentadas no evento

Ensaio do Coral e Orquestra para o Concerto | Foto: Arquivo Pessoal

A Catedral São José recebe no domingo, 25 de junho, após a Santa Missa das 19h, a apresentação do Concerto Barroco: Missa Requim & Salve, Regina. O musical é uma iniciativa em parceria do Coral Diocesano Dom João Risatti e do Centro Profissionalizante Walkíria Lima.

O evento busca resgatar e dar visibilidade a musica erudita sacra apresentando peças importantes do gênero. O evento visa ainda fazer memória a figuras importantes da música erudita e da Igreja no Amapá.

Segundo a regente do Coral Diocesano e coordenadora local do evento, professora Nazaré Azevedo, “a Missa Requim trata-se de um gênero musical sacro todo soado em latim com melodias elaboradas profundamente elaboradas”. Segundo ela, serão apresentadas partes do ordinário da missa como o Intróito, Kyrie, Graduau e o próprio da santa missa em suas parte variáveis segundo a Liturgia.

O repertório da Requim que será apresentado tem como compositor o padre José Maurício N. Garcia (1767-1830), um grande expoente da musica erudita sacra. A Salve, Regina é assinada por L. Di Mesquita (1746-1805) sendo considerada uma de suas principais obras.

A apresentação também acontece no dia 23 de junho, às 20h, no auditório de Oscar Santos do Centro Profissionalizante de Música Walkíria Lima.

O concerto tem como coordenador geral o maestro e professor André Garcia e conta com a participação de grandes nomes da música erudita regional no orgânico da Orquestra, como o pianista Pierre Gabriel (Cayenne), a violinista Jennifer Ladislau (Spalla), o violoncelista João Marcio Campante, além de professores do Centro Walkíria Lima.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br