Igreja São José de Anchieta celebra seu padroeiro com extensa atividade

MACAPÁ (AP) – Por Graça Penafort (Pascom)

Igreja em saída e missionária inspira tema e lema da festividade

A programação se iniciou no dia 28 de abril e segue até 16 deste mês. A parte religiosa incluiu novena nas famílias e tríduo norteados pelo tema “Com São José de Anchieta, uma Igreja em saída, visitando as casas” e lema “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Foi mais de um mês de preparação espiritual para a celebração deste domingo, 9.

Nesse dia, a Igreja faz a Memória Litúrgica de São José de Anchieta. Os fiéis começam a se concentrar às 7h30, na frente da Igreja, de onde sairá a procissão pelas ruas do bairro. No retorno, haverá Missa solene, às 9h, presidida pelos padres Rosielson Lobato Vilhena e Edmundo Dias Feitoza.

Cartaz da Festividade | Foto: Divulgação

No dia 16 de junho (domingo) às 9h, padre Rosielson Vilhena, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, a qual pertence a Igreja São José de Anchieta, preside a Missa de encerramento da festividade. Também neste dia, às 19h, a quadra da paróquia – rua Leopoldo Machado, esquina com avenida Manoel da Nóbrega – reúne a comunidade para um jantar de confraternização, com sorteio e rifa de prêmios, venda de comidas típicas e brincadeiras próprias das festas juninas. Valor da cartela: R$ 10.

Toda a renda será destinada a manutenção do prédio e compra de aparelhos de ar-condicionado.

Quem foi José de Anchieta

Um jovem missionário jesuíta espanhol que chegou ao Brasil em julho de 1553. Inovou a catequese, utilizando-se dos recursos da comunidade indígena. Com os demais jesuítas, que chegaram com ele, fez oposição tenaz à opressão dos colonizadores portugueses sobre os indígenas.

A biografia de José de Anchieta é muito rica. Ser catequista era a sua vocação, mas também se revelou como dramaturgo, gramático, linguista, historiador e poeta. A sua obra mais famosa é o “Poema à Virgem”, escrita na areia da praia. A canonização do Apóstolo do Brasil se deu por decreto assinado pelo papa Francisco, em 24 de abril de 2014, em Roma. No documento final sobre a vida dele, com 488 páginas, consta o registro de 5.350 histórias de pessoas, relatando graças alcançadas depois de rezarem ao jesuíta.

Pastoral da Comunicação: (96) 98414-2731
www.diocesedemacapa.com.br