Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB promove XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação, de 15 a 17 de novembro

BRASÍLIA (DF) – Por CNBB

Encontro é um momento importante para refletir a realidade da missão da Igreja no ambiente educativo

Com o tema “Educadores: Peregrinos de Esperança” a Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB prepara o XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação (Enape) que acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro em Vitória, no Espírito Santo, entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024.

Em sua 22ª edição, o encontro tem sido um momento importante para refletir a realidade da missão da Igreja no ambiente educativo, partilhar experiências pedagógicas e pastorais assim como delinear propostas de ação para o horizonte de nossa presença no mundo da educação.

O encontro acontecerá em formato híbrido, com um grupo presencial em Vitória (ES) e com a transmissão pelo YouTube. Os inscritos, em ambos os formatos receberão certificação de participação pela UniSales. As vagas para participação presencial são limitadas, os interessados devem entrar em contato com os coordenadores da Pastoral da Educação em seus respectivos regionais ou pelo e-mail educacao@cnbb.org.br.

“Nosso compromisso com uma educação humanizadora e comprometida com o bem comum se fundamenta em nossa adesão à pessoa de Jesus: caminho, verdade e vida (Jo, 14,6). Ele é a nossa esperança, a razão pela qual assumidos com ousadia, paixão e criatividade a missão de educar. Como peregrinos de esperança, nos colocamos no caminho de preparação para o XXII Encontro Nacional da Pastoral da Educação”, afirmou o bispo de Rubiataba-Mozarlândia e referencial para o Setor Educação da CNBB, dom Francisco Agamenilton.

Faça sua inscrição aqui: link da inscrição

O cartaz do XXII Enape

Em comunhão com o Papa Francisco e a proposta do Jubileu de 2025, o cartaz do XXII Enape traz como tema Educadores: Peregrinos de Esperança”.

O tema da esperança é essencial em todos os âmbitos da sociedade, mas, de forma especial, a educação deve ser, por excelência, o seu lugar de cultivo e fomento, pois educar é um ato de esperança.

Na imagem, São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil e grande modelo de educador, inspira os agentes da Pastoral da Educação a serem nas águas agitadas do mundo educativo, sinais de esperança. Como peregrinos de Esperança os participantes do XXII Enape farão sua romaria ao Santuário Nacional de São José de Anchieta durante o encontro.

Ao fundo da imagem está o Convento da Penha, ícone da cidade de Vitória e convite a seguir o modelo educativo de Maria, mãe e mestra.