A comunidade da Vila de Mazagão Velho, distrito distante cerca de 63 quilômetros da capital amapaense, iniciou no último dia 16 de julho a programação em honra a São Tiago. A tradicional festividade completa 241 anos e reúne, anualmente, milhares de pessoas. Alvoradas, novenas, reza do terço e missas fazem parte da programação religiosa.
Nesta quarta-feira, 25 de julho, dia dedicado a São Tiago, as homenagens iniciam-se, às 7h, com o Arauto, que convida toda comunidade a participar da missa solene, às 8h, seguida do Círio pelas ruas do lugarejo.
Além da programação religiosa, uma encenação teatral a céu aberto é o ponto alto da festa. Através de episódios, a apresentação conta uma parte importante da história de colonização do município em forma de homenagem a São Tiago, considerado santo guerreiro, defensor do cristianismo, que venceu a batalha travada entre mouros e cristãos.
A apresentação começa, às 12h, com o episódio da passagem do Bobo Velho, seguido da descoberta do Atalaia (espião cristão que se insere no grupo mouro, rouba a bandeira do grupo e a entrega ao grupo cristão), a armadilha (emboscada feita pelos cristãos), a captura e venda das crianças cristãs, a troca do corpo do Atalaia pela bandeira moura, a batalha entre mouros e cristãos e a dança do vominê (dança da vitória dos cristãos).
À noite, às 20h, a comunidade é convidada a participar do recírio pelas ruas da cidade, seguido de ladainha. Este ano, logo após a ladainha, haverá o show católico do Padre Antônio Maria, na praça São Tiago.
As crianças também terão um momento especial durante a programação. No dia 28, a partir das 8h, acontece a missa com o Círio das Crianças. Após a celebração, todo o ritual da batalha é reencenado, porém, tendo agora os atores mirins como artistas principais. À noite, às 20h, a procissão do recírio marca o encerramento da festividade com a volta da imagem de São Tiago para capela.
241ª Festa de São Tiago
A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros). Realizada desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.
A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.
Programação
23/07 – (segunda feira)
18h30 – Novena (Família Silveira)
20h – Arraial a cargo da Prefeitura Municipal de Mazagão e Câmara de Vereadores.
23h30 – Baile Dançante.
24/07 – (terça-feira)
4h– Alvorada Festiva
16h – Entrega dos presentes
18h30 – Missa
21h30 – Baile de Máscaras
25/07 – (quarta-feira)
7h – Saída do Arauto convidando as figuras para o Círio
8h – Missa solene em frente à Capela de São Tiago
9h – Início do Círio
11h – Dança do Vominê para convidados e em residências locais
12h – Passagem do “Bobo Velho”
15h – Saída do arauto anunciando o início da batalha
20h – Recírio
20h30 – Ladainha.
26/07 – (quinta-feira)
8h – Salve Rainha em louvor a Santa Ana (procissão)
9h – Baile da Melhor Idade
27/07 – (sexta-feira)
5h – Alvorada festiva e início da festa de São Tiago das crianças
16h – Entrega dos presentes
19h – Transladação da imagem do Santo e novena
21h – Baile de Máscaras
28/07 – (sábado)
8h – Missa com o Círio das Crianças;
11h – Visitas nas residências locais;
12h – Passagem do Bobo Velho;
16h – Batalha das Crianças;
20h – Recírio.
Diocese de Macapá
Márcia Fonseca / Pascom
Contato: 98139-7609 / 99118-7183
Site: www.diocesedemacapa.com.br
Facebook: /diocesedemacapa
Instagram: @diocesedemacapa
(24/07/2018)